Publicado por: Herick Napier | 22/01/2010

“O Show tem que continuar”…mas com planejamento!

Um show, seja ele um mega evento como a turnê do U2, ou a festa de final de ano da escola de seu filho, acontece com um objetivo, passar sensações para os fãs (sejam eles da banda ou dos filhos) e mantê-los fiéis para o próximo evento. Claro, os pais serão fiéis sempre aos filhos, mas poderão trocá-los de escola no ano seguinte.

Cada detalhe, mínimo que seja se não for pensado antes, pode levar o evento ao fracasso, ou melhor, a não permanecer mais do que um ou dois dias na mente de quem o assistiu.

Agora, se o espectador tiver a sensação que foi emocionante, cativante, inesquecível, perfeito! Ele vai exigir que o show continue.

Escrevo isto para lembrá-lo da importância do planejamento para o sucesso na realização ou participação em um evento ou feira.

Planejamento financeiro, administrativo, comercial e de marketing são essenciais mesmo que para uma pequena participação.

Já imaginou chegar ao evento e descobrir que vai gastar muito mais do que tinha pensado, que não produziu o material de comunicação certo para o público visitante, que não divulgou sua participação da forma correta e que seus clientes e prospects não sabem que sua empresa estará naquela feira?

Para que servirá sua participação a não ser para acompanhar o sucesso de vendas, de contatos feitos, de divulgação do seu concorrente do stand ao lado!

Participar de uma feira focada no seu público pode ser o tiro certo que faltava para sua empresa deslanchar, mas se a estratégia da participação não for pensada nos detalhes o investimento pode ser desperdiçado.

Por isto ao colocar a participação em feiras no seu plano de marketing comece a planejar a ação:

  • Quanto vai custar? Lembre-se, além da locação do espaço e montagem do stand existem várias taxas obrigatórias que deverão ser pagas antes do início da feira (energia, limpeza montadora, extintor, ponto de água/deságüe, crachás extras de serviços, taxa de fiscalização de anúncios e taxa de fiscalização de estabelecimento, etc.). Temos também o material promocional específico para o evento, a(s) recepcionista(s) (bilíngüe?), o pessoal comercial e de apoio que estarão atendendo no stand (horas extras, temporários, alimentação, transporte, estadia, etc.), o treinamento deste pessoal.
  • Como vou divulgar? Para quem vou comunicar a participação de minha empresa na feira, com que antecedência, de que forma?
  • O que vou oferecer? Alguma promoção específica para a feira? Qual o diferencial em relação à concorrência? Que material vou produzir?
  • Como vou coletar os dados dos visitantes do meu stand para poder otimizar e transformar os contatos feitos durante a feira em venda futura?
  • Qual a minha expectativa de retorno da feira? Em quanto tempo?

Pois é, há muita coisa sobre o que falar aqui, porque o show não para nunca, mas tem que ser inesquecível para o seu cliente e por tanto, planejado!

Meu nome é Hérick Napier e todas as sexta-feiras abordarei assuntos sobre gestão relacionados a feiras de negócios e eventos.

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