Publicado por: Jerusa Hara | 27/01/2010

Evento é descartável?

Esse fim de semana estava lendo nas amarelas da Veja (http://veja.abril.com.br/270110/peter-ward-mae-natureza-cruel-p-017.shtml) a entrevista do Peter Ward, paleontólogo americano, que, de certa forma, abordou o tema sustentabilidade. Comecei a pensar no assunto e nas dezenas de eventos que surgiram para surfar nessa onda. Lembrei de congressos, seminários e  feiras que tentaram entrar nesse mercado, enxergando uma boa oportunidade de aumentar as receitas, sem saber direito como fazer isso.

Não sou especialista do assunto e vou abordar só uma perninha do tripé: o ambiental. Um evento, principalmente uma feira, produz uma quantidade considerável de lixo. São toneladas de folhetos, sacolas, credenciais, madeira de estandes, comunicação visual, entre muitos outros. Muitos desses itens são feitos em material reciclável; são frutos de algum outro lixo. Mas ainda assim, depois da realização da feira, o destino deles está selado: os recipientes coloridos da coleta seletiva.

Do ponto de vista de quem está promovendo um evento com o tema sustentabilidade, não identifiquei, pelo menos nos que participei, uma preocupação real com o lixo produzido. Quando muito, existe uma coleta seletiva, uma forma de terceirizar o problema. Mas a produção de lixo estava lá, com metros e metros quadrados de adesivos, lonas e afins para deixar o evento visualmente atrativo. E é aqui que eu volto no Peter Ward. Lutar contra a tecnologia é uma estupidez. Ela é uma aliada para minimizar os impactos que 6 bilhões de pessoas produzem no ambiente. Mas, onde está a tecnologia na promoção das feiras? A promoção comercial tem que deixar um residual positivo para as marcas participantes e não resíduos no meio ambiente. Na era digital, com as ferramentas audiovisuais de hoje, por que ainda produzimos tanto lixo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: