Publicado por: Herick Napier | 01/02/2010

Trabalho, Liderança e Problemas Pessoais

Todos temos problemas, aliás, se não tivéssemos qual seria a graça de viver?

O Capitalismo evoluiu muito desde os tempos da queda do muro de Berlim pois só absorvendo alguns conceitos progressistas sobreviveria.

Do Capitalismo selvagem, onde os funcionários considerados mais fracos, ou seja, os que produziam menos eram descartados, até o capitalismo contemporâneo, onde a empresa mais admirada é a que dá mais liberdade aos seus colaboradores (mas também é a que cobra e consegue resultados), muito se desenvolveu na gestão de pessoas.

No início, eram benefícios como Vale-refeição, Vale-transporte, Plano de saúde, agora, Participação nos lucros, Previdência Privada, sala de jogos e até sala de relaxamento.

Mas o mais importante de tudo, ou seja, o que sem isto não adianta muito aquilo, é a liderança de pessoas.

Quando lideramos pessoas precisamos ter em mente que elas têm problemas assim como nós. Os problemas podem ser diferentes ou não, mas eles existem. E estes problemas se não forem conhecidos e entendidos acabam com qualquer pretensão de gestão. Problemas de relacionamento surgirão (colaboradores x líder, colaboradores x colaboradores ou líderes x líderes) e com certeza os objetivos almejados na organização não serão alcançados em sua plenitude.

Quando uma empresa decide expor seus produtos e serviços ao seu público alvo em uma feira de negócios (por exemplo) toda a dinâmica da empresa será levada para seu stand e se ela não for harmônica e produtiva os resultados que poderiam ser maravilhosos em uma oportunidade que pode ser única de estar frente a frente com o seu cliente ou potencial cliente para fechar negócio vai por água abaixo.

O trabalho dos colaboradores de um expositor dentro de uma feira é desgastante e cansativo. São três, à vezes dez dias de feira onde os colaboradores trabalham 12 ou até 15 horas por dia buscando aproveitar a oportunidade de contatos e vendas oferecidos e atingir as metas determinada pelas empresas.

Por isto, é importantíssimo saber como motivar, mas para isto, será preciso que o líder conheça seus colaboradores, saiba quais são seus problemas pessoais e o que ele pode fazer para que isto não interfira muito no seu trabalho.

Certa vez, eu tinha um colaborador trabalhando comigo em uma feira, das 08h00 às 01h00 durante 10 dias, e eu sabia que no dia mais movimentado da feira era seu aniversário de casamento, sabia o quanto sua esposa gostava de tê-lo perto principalmente nestas datas e também sabia o quanto ela era “chata” (desculpe as mulheres…) com isto. Imaginei o quanto ele renderia se trabalhasse aquele dia com o telefone tocando e ela do outro lado da linha esbravejando, pensei o quanto esta briga geraria em discussões sobre o relacionamento nos dias seguintes, imaginei o pobre rapaz chegando as 02h00 em casa depois de trabalhar 15 horas diretas e ainda ter que ouvir a esposa gritar ao chegar estafado. Bom, pensei bem e sem titubear e mesmo sem autorização do sócio diretor da empresa disse que naquele dia ele estava dispensado, mas que nos dias que restavam de feira teria que compensar com a dedicação que já lhe era peculiar.

Ele ficou em casa e neste dia eu o substitui. Nos dias seguintes a animação dele com o trabalho foi muito maior do que já era. Ele realizou o trabalho com tanta motivação que foi eleito o melhor colaborador daquele evento.

Sorte a minha conhecer bem aquele meu colega para ter alguma noção de seus problemas e sorte de todos que procuram conhecer bem seus colaboradores, pois assim conseguem resultados mais duradouros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: