Publicado por: Marcio Ramos | 16/04/2010

Vendendo maravilhas

Lendo bom texto sobre o mercado do luxo que encontrei aqui, me deparei com o lema utilizado pelo hotel Unique Garden em São Paulo: “Nós vendemos o silêncio”.

Gostei bastante do slogan pois muitas vezes notamos que o que o consumidor compra não é uma funcionalidade direta e palpável, mas características subjetivas. Com um bom cross-over de informações, essa oferta atende ao desejo por experiências prazerosas, qualidade de vida e bem estar. Tratam-se de demandas amplas, que permeiam a maneira de consumir de uma fatia considerável da população com bom poder aquisitivo. Levar esses pontos em conta na comunicação do valor agregado de um produto mostra-se cada vez mais importante.

Isso é relevante apenas quando falamos do mercado de luxo? Penso que não. Não apenas nesse nicho mas em muitos outros, a venda de benefícios imateriais parece ter deixado de ser uma tendência e virado uma premissa. Mesmo quando olhamos para classes sociais mais baixas, é possível notar que com a inclusão crescente delas no mercado de consumo, é ampliada a fatia de consumidores que leva para casa o que quer e gosta e não apenas o que necessita.

Diante desse cenário, acredito que cresce a visibilidade da ação de um bom marqueteiro. Ainda que o trabalho de profissionais dessa área seja componente chave no desenvolvimento do produto e no planejamento estratégico, é no plano de comunicação que ele ganha projeção. É dele o trabalho e são dele os louros de alinhar ofertas a demandas reais. Seja fazendo o cliente enxergar um quarto de hotel como um oasis para a mente ou a compra do primeiro computador como investimento em educação.

PS: Hoje deixei os assuntos baladeiros um pouco de lado e invadi o território da Jerusa. =)

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