Publicado por: Marcio Ramos | 23/04/2010

Online, offline e real

Interessante notar como a penetração das mídias sociais só faz crescer e permeia hoje todo e qualquer campo da rotina. Há limites para tamanha interatividade?

Ela é perceptível no ambiente de trabalho. Hoje na empresa onde gerencio o marketing, a página oficial no Facebook é desdobramento da extranet, enquanto o perfil corporativo no Youtube oferece material útil em negociações comerciais. Por aqui, estuda-se ainda aprofundar os meios de interação através de presença mais ativa no LinkedIn e no Twitter em versão B2B.

Vejo também ecos desse panorama quando penso em diversão. Através do meu perfil pessoal no Twitter recebo atualizações sobre o line-up de festas do meu interesse e a programação de cinemas e teatros. Ao mesmo tempo, informado por listas que sigo no youtube, encontro novidades postadas pelo amigo DJ que vive no exterior e videos raros de apresentações de artistas de soul.

Quando penso em outros campos de interesse pessoal, as mídias sociais também marcam presença. Praticamente tudo que o tempo online permite cabe no leitor de feeds. Dos blogs de marketing aos de cultura pop, quase todos podem ser acompanhado em tempo real. De páginas com conteúdo político a outras com fotos das últimas férias de amigos, vasta é a quantidade de assuntos à distância de um clique.

Apesar dessas ponderações, ouso dizer que há limite para toda essa interatividade. Ele reside nas demandas da vida offline, na necessidade que cada um tem de encontrar equilíbrio personalizado entre momentos plugados e desplugados. De qualquer maneira, besteira ser contra ou a favor, pois o que se apresenta são partes de um mesmo todo. O melhor é escolher o que mais interessa de cada lado da história e somar. O resultado obtido continua sendo aquilo que convencionamos chamar de vida real.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: