Publicado por: Andrea Nunes | 05/05/2010

Um post para Érica

Pedi uma ajuda aos meu amigos do Facebook em encontrar um tema para o blog hoje. Apenas minha amiga Érica respondeu: “fale sobre mim”, disse ela. Pois bem, falarei da Érica.

Érica é estilista de uma fábrica de calçados em Jau, cidade do interior paulista conhecida por ser pólo industrial de calçados femininos. Muito ambiciosa, talentosa e com o espírito empreendedor aguçado, Érica pensa em, um dia, ter sua própria linha de roupas e calçados.

Ela vai precisar de certo esforço para isso: um bom business plan, investidores e muito trabalho.  Depois de tudo pronto e a marca lançada, Érica vai ter um novo problema: como se divulgar e arranjar compradores. Um trabalho de promoção em cima de uma marca nova é bastante custoso, mas Érica pode começar investindo em uma ferramenta de marketing e vendas não tão cara como anúncios em todas as revistas de moda, e que dá um resultado bem focado e a um prazo mais curto. Isso mesmo! Érica pode participar de uma feira de negócios!

As feiras de negócios no Brasil são excelentes palcos para pequenas e médias empresas no Brasil. Segundo a Ubrafe, dependendo do setor, elas compõem 60% dos expositores. Entre os visitantes, essa porcentagem aumenta ainda mais: 80% das visitas são de empreendedores atrás de fornecedores.

Isso é explicável através dos números de empresas participantes desses eventos. A Trussardi por exemplo, empresa fabricante de roupa de cama, mesa e banho, faz 20% das vendas de sua linha hoteleira em feiras do setor. A empresa Helcla, de  produtos para cabelo, tem apenas 6 anos de vida e participa de feiras há 5, promovendo a experimentação de seus produtos nos estandes. Sua estratégia tem dado certo, pois de sua carteira de 2 mil clientes, 30% foram conquistados em feiras.

E os exemplos não param por aí. Poderia continuar com alguns outros aqui, inclusive de empresas internacionais que entram no país através de feiras e de empresas que começaram a participar com um estande subsidiado pelo SEBRAE e hoje expõem em áreas de mais de mil metros quadrados. Mas textos na internet devem ser mais curtos, certo?

Então, Érica querida, aqui está o post em sua homenagem. Torço muito para o seu sucesso e tenho certeza de que as feiras vão ajudar você a chegar lá. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: