Publicado por: Andrea Nunes | 12/05/2010

Push and pull

Fui à APAS, feira para supermercadistas, essa semana e estou recomendando a visita. A feira está muito bonita, bem organizada com palestras atraentes e interessantes.

Os estandes estão fantásticos! Parecem obras de arte. E é triste pensar que eles vão durar apenas 4 dias e serão destruídos. Pois é, o pós-feira não é lá muito agradável…

Só tenho uma ressalva a fazer, não à feira, mas aos próprios expositores. A verba das empresas têm diminuído muito e, ao ver estandes gigantescos na APAS, fiquei pensando o quanto sobrou dessa verba para a participação dessas empresas em outras feiras. Sim, porque nem só de varejo vive uma empresa. Para a indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, ainda há feiras de food service e gastronomia (como a Fispal, a Restaubar e derivadas), de atacado (a ABAD) e de casas noturnas e entretenimento (a Expoparty).

É certo que o varejo corresponde a maior parte das vendas, mas todo o mercado deve estar coberto pois muito do que o consumidor prova fora de casa, ele busca no supermercado.  É a estratégia de pull, do marketing. Está no Kotler, alguém se lembra disso? Em poucas palavras, a estratégia de pull é aquel que a empresa etimula a procura por produtos por parte do consumidor. Diferente da estratégia de push, que a empresa empurra o produto a distribuidores, atacadistas e varejistas e estes o empurram para o consumidor.

Os dois lados geram vendas, por isso, a empresa deve procurar participar de feiras para diferentes públicos consumidores do seu produto e ter uma abrangência total do mercado.

Boas vendas!

Anúncios

Responses

  1. Bom ponto!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: