Publicado por: Marcio Ramos | 18/06/2010

Pra frente Brasil

Copa é assunto do momento e não tem muito como evitá-lo. Estando no Brasil, até uma volta à pé pelo quarteirão deixa visível o nacionalismo repentido do qual guardo minhas desconfianças. Dessa vez, porém, a Copa se desdobra em dois tópicos. Parte do burburinho trata do evento atual, que está acontecendo na África do Sul, e outra parte, do que acontecerá em terra brasilis, em 2014.

Para que o evento de hoje esteja acontecendo, muito foi investido em obras caras com cronogramas estourados. O resultado até o momento é satisfatório, ainda que com alguns poréns. Se os estádios construídos às pressas conseguem oferecer a infraestrutura, por outro lado a organização peca em detalhes que escapam ao controle. Dessa forma, surgem insurreições de staff contratado para trabalhar nos jogos, corretamente descontente por receber metade do pagamento combinado, e a segurança dos visitantes não é exatamente uma certeza, visto que até mesmo equipes de jornalistas e seleções competidoras já foram alvo de furtos.

E o que nos espera no horizonte em 2014? Gostaria de responder rimando superação com perfeição, mas por hora não é para onde apontam os indícios. Na tradição do jeitinho brasileiro, falhas iniciais têm sido minimizadas, com prazos relativizados e necessidade de adequações desconsideradas. Na empolgação cultural e política por andar sendo visto com mais respeito, talvez falte ao país a noção de que a projeção ainda maior que se busca pede uma nova postura. Mais razão e menos emoção, mais profissionalismo e menos malandragem.

A verdade é que se a lição de casa for bem feita, fica mais fácil continuar crescendo e aparecendo. E daí, de repente, eventos desse porte sejam vistos essencialmente como possibilidade de bons negócios, e o orgulho de ser brasileiro acompanhe o povo o ano inteiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: